domingo, 20 de dezembro de 2009

O que representa o Natal para você?



Estes dias eu estava vendo um comercial de uma grande rede de eletrodomésticos e móveis, inclusive esta sendo vinculado na televisão para todo Brasil.
E neste comercial mostra o depoimento de crianças ao lado de seus pais e irmãos
Comentado sobre o Natal, sendo que infelizmente o Natal para elas se baseia em receber presente, e falar de papai noel.
Veja vocês à mensagem que eles estão passando para a família brasileira, é uma mensagem de que papai noel existe e tem-se que ganhar presente.
Pôxa vida, será que o Natal é isso?
Então o Natal mudou de personagem e mudou-se o sentido?
O nascimento de Jesus não é mais importante, e sim o barbudo de roupa vermelha é quem está mandando no Natal?
O sentimento de amor, fraternidade, compaixão, perdão, humildade, bondade não são mais o verdadeiro sentimento do Natal?
Então a simples troca de presente já basta?
O consumismo para se encher a pança do “bom velhinho” é o suficiente?
Misericórdia deram lugar ao consumismo no coração, falo assim pois estes dias estive no shopping pois ia comprar um sorvete e não consegui ficar um minuto lá dentro, pois não suportei o tumulto que estava aquilo.
Era um monte de gente levada por uma onda de consumismo desvairado, com a mente voltada em ter que gastar, pois o Natal é isso, é gastar, gastar e gastar, que se dane-se o garotinho abandonado em frente a porta do shopping pois ele não terá Natal consumista.
Aliás, eu nunca vi um desabrigado dentro de um shopping e muito menos em frente a ele, nem sequer ao redor do shopping.
Porque será?
Alguém já se fez esta pergunta?
Eu acho que a grande maioria nem sequer tinha pensado nisso, muito pelo contrário, o que deve vir à mente é o sentimento de satisfação por não ter ninguém para incomodá-lo pedindo esmola, mostrando a miséria humana, mostrando a realidade da vida de muitos que passam fome.
Lendo a edição da revista veja em um artigo da página 185 da edição 2141 de Dezembro me deparei com um artigo justamente sobre o Natal onde li que devido às pessoas serem levado pelo um sentimento de consumismo nos faz crer que com isto o Natal se tornou uma das mais formidáveis máquinas de destruição valores já criadas pela humanidade.
Estou sendo radical?
De modo nenhum, pare e pense com o coração e não com o bolso recheado do 13°.
Inclusive a Disney já se adiantou e colocou nas telas de cinema uma nova versão da história em desenho de um clássico chamado “Conto de Natal”, onde mostra um personagem que é muito pão duro, mas este personagem é muito mais que avarento ele é um total descrente do Natal, pois ele não gosta do Natal.
Deu pra entender meu amado, minha amada?
Os capitalistas já trataram de colocar um famigerado filme onde mostra que quem não é consumista não gosta do Natal, e o pior de tudo em desenho que é para colocar na mente das gerações futuristas, ou seja, já que uma parcela desta geração não tem como mudar o pensamento vamos atacar a mente daqueles que ainda irão crescer e não tem uma opinião formada sobre o assunto.
E o filme é nada mais nada menos que assinado pela Disney, mais este já é um outro assunto, pois quem é cristão sabe a história da Disney.
Vejam bem estou escrevendo este artigo não para demonstrar que sou avarento, pão duro e coisas mais, não se trata disso, pois se você pensar assim infelizmente meu amigo, minha amiga, só tenho a dizer uma coisa para você; você já foi tomado pelo sentimento de consumismo no seu coração e quem não consome é avarento.
Veja bem o que eu quero passar aqui não é que você deixe de comprar presente, de comemorar o Natal, não longe de mim isto, o que eu quero passar aqui é que devemos olhar pra dentro de nós e fazer um auto-exame e olhar a nossa volta e enxergar o Natal com os olhos de Cristo, com a mente de Cristo, pois se Cristo entra-se dentro de um shopping ele iria gritar aquela famosa frase que ninguém gostaria de ouvir.
Lembra?
Raça de víboras...
Então meu amado, minha amada é hora de mudar os seus conceitos.
Pois o Natal é para se reavivar os ensinamentos de Jesus como já disse aqui, sobre perdão, amor e caridade, num esforço para que estes ensinamentos sejam lembrados e praticados durante todos os dias do ano.
Não cai na armadilha do consumismo excessivo, seja nas compras, comida ou bebida.
Jesus sempre viveu com equilíbrio, sem exageros.
Como já disse e vou repetir para deixar bem frisado, pois no Natal estão lembrando mais do papai noel do que de Jesus, há mais luzes nas ruas do que o brilho nos olhares.
Então meu amado, minha amada é hora de retomar o verdadeiro sentido do Natal, não deixe para o próximo faça-o neste.
Troquem presente e além disso troquem muito mais sentimentos para com o próximo.
Natal se comemora o nascimento de Jesus e não do lojista.
Feliz Natal e boas festas!
Fiquem na paz do nosso Senhor e Salvador e recebam meu abraço de paz e vida.

Um comentário:

  1. Os anos se passam e cada vez fica pior a desvalorização do nascimento de Cristo,é a palavra se cumprindo,"por aumentar a iniquidade o amor de muitos se esfriará",infelizmente é isso aí....vc é 10 nas suas escritas,tem uma grande chamada,envie isso pra pessoas q já perderam a verdadeira essencia do natal...um grande abraço e q Deus te abençoe cada vez mais......Cris.

    ResponderExcluir