E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
Mateus 7:23
O que é Iniquidade:
Iniquidade é um substantivo feminino da língua portuguesa e define algo ou alguém que tem um comportamento contrário à moral, à religião, à justiça, à igualdade e etc. A iniquidade é praticada por iníquos, ou seja, quem se opõem à equidade¹
A iniquidade está associada ao ato de ser mau, injusto e perverso. Uma pessoa iníqua transgride às leis e normais morais e éticas sem qualquer tipo de ressentimento ou escrúpulos. A iniquidade está, normalmente, relacionada com o cinismo e a falta de caráter.
A criminalidade, pecado ou injustiça são algumas das ações de quem pratica a iniquidade.
Iniquidade na bíblia
A iniquidade é o desrespeito e negação das leis e mandamentos sagrados do Eterno, sendo mencionada diversas vezes no Tanach,² e na Bri't Hadasha³ da Bíblia Sagrada.
A iniquidade pode ser considerada um pecado, mas de uma forma mais agravante. Segundo a a Palavra do Eterno, o iníquo é o indivíduo que já está acostumado a pecar, não se importando mais com as consequências ou tendo vergonha de cometê-los.
GLOSSÁRIO
¹ - Equidade é o substantivo feminino com origem no latim aequitas, que significa igualdade, simetria, retidão, imparcialidade, conformidade.
² - Tanakh: É um acrônimo utilizado dentro do judaísmo para denominar seu conjunto principal de livros sagrados, sendo o mais próximo do que se pode chamar de uma Bíblia judaica. O conteúdo do Tanakh é equivalente ao Antigo Testamento cristão, porém com outra divisão.
³ - Brit hadashá – Nova Aliança, conhecida atualmente por “Novo Testamento"
Nenhum comentário:
Postar um comentário