quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CRESCENDO ATÉ A ESTATURA COMPLETA DE CRISTO

Amados amigos e irmãos em cristo Jesus, o texto abaixo não foi escrito por mim, mas achei esplêndido o sermão escrito pelo pastor José Videira que resolvi publicar aqui no meu blog também, afinal é para honra e gloria do nosso Deus este trabalho edificante escrito pelo pastor José Videira. É um ensino que devemos colocar em prática no nosso dia a dia. Lendo o artigo podemos ver que estamos muuuuuuuuuito longe de atingirmos a estatura de varão perfeito, mas podemos melhorar a situação seguindo o que o pastor escreveu. Então sem mais delongas vamos ler o artigo escrito e que a graça e a misericordia do nosso Deus esteja sobre nós. Amém!



Efésios 4

1 ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

5 Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;

6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

 

Estamos numa caminhada rumo a um lugar real, não fictício, definitivo, verdadeiro, lindo, maravilhoso, preparado para nós os que cremos em Cristo. O privilégio não é exclusivo meu e nem seu é de um grupo pequeno. Eu queria que você soubesse que é deveria ser uma grande honra para você saber que Deus te escolheu para te colocar num lugar desses, você e eu, pessoas com índole má que merecia o inferno, a separação eterna de Deus.

 

Para entrar num lugar desses, a bíblia nos ensina que temos que chegar a uma estatura de varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Isto é, temos que ser perfeitos como Cristo foi perfeito.

 

E para isso, ele colocou na igreja pastores, evangelistas, profetas, mestres, doutores, para a edificação do corpo de Cristo, que é a igreja, para que não sejamos mais meninos inconstantes. Prá gente parar de ser menino.

 

Já viu menino? Pai me dá uma bicicleta. Não pai, na verdade o que eu quero é um autorama. Não quero mais o autorama, me dá um taco de beisebol. Menino inconstante, não sabe o que quer. Descobriram agora uma nova classificação.  adultescentes. Revista veja. São aqueles adultos que nunca saem da adolescência. Sintomas: 40 anos, só na casa da mamãe, jogam vídeo game, linguagem de adolescente, “é, foi mal”, “chavecar”, “a mina”, e os gestos: surfista. Música parece uma máquina de moer cana na feira: Namoram uma garota por semana, ou nem namoram, ou troca de namorado como se troca de roupa, preferem ficar com mamãe. Quando eu era menino, saia com roupa amassada, cabelo despenteado, parece que levou uma surra, não tinha horário para nada.  Sapato com buraco, meia com chulé, nem aí. Dorme até tarde, acorda 1 duas horas da tarde.



 

Menino na igreja: nunca cresce. O mesmo problema de 10 anos atrás continua ocorrendo. Cara magoado com tudo, só critica os outros, só consegue gostar de um ou outro, tem restrições contra a maioria. Não consegue nunca achar uma igreja para ele, sabe por quê? Porque ele espera uma igreja que o acolha, quando ele é quem deveria acolher a igreja, ajudar a igreja, pegar num balde e numa vassoura e lavar o banheiro. Pega um pano úmido, limpa as mesas. Você está fazendo para Jesus. Menino! Não me deram bolo. Não me deram refrigerante. Menino! Viram que Jesus comparou aquela geração a uma geração de meninos? Tocamos flauta e não dançastes. Cantamos lamentações e não chorastes? Insensíveis! Se pregou muito, prega muito. Se pouco, é pouco. Se grita, grita. Se fala baixo, fala baixo. Menino, menino!

 

Houve um sujeito, no início da igreja, chamado Macário. Ele matou um mosquito e se penitenciou por 6 meses num pântano, sem roupa, para ser picado por mosquitos, para ser perdoado do pecado. Que pecado? Matou um mosquito. Um mosquito? Menino! E tem gente que se penitencia por nada. Quer ver? “Fulano fez aquilo comigo, eu nunca mais vou lhe dirigir a palavra”. A gente fala mal dos macumbeiros, mas crente também joga praga em cima dos outros, quer ver? “Aquela vizinha, desgraçada. Esse maldito! Ela vai ver só! O meu Deus vai fazer justiça! Justiça, Senhor! Queima, Jeová. Queima aquela desgraçada! Mostra a diferença.” E nesse negócio de a gente usar o “mostra a diferença”, na verdade a gente quer ficar por cima e o outro por baixo. E se Deus converter o cara? E ele virar um leão na Palavra, um pregador que ganhe uma cidade inteira para Cristo? E se essa pessoa for Paulo? Que matava os cristãos julgando que estava fazendo um serviço para Deus? E depois saiu de navio em viagens missionárias e espalhou as boas notícias para o mundo inteiro? Um só homem foi capaz daquilo! E nós??

 

Como é que nós queremos ganhar almas para Cristo, se nós não ganhamos nem ainda a nossa própria alma? Quem adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder sua própria alma?

 





Você entregou sua vida para Jesus, ou para você mesmo? Sejamos honestos. “Farinha pouca, meu pirão primeiro”, essa é a regra. Primeiro o meu reino e a minha justiça, e depois, as outras coisas, que são as coisas de Deus, se der eu faço. Tudo errado, e reclamamos de Deus que não resolve o nosso problema. Adesivo besta: “Quando tudo falhar, ore”. Quer dizer, você é o tal, nessa frase. Faça, decrete, porque vai dar certo. E se não der? Aí então você vai até Deus e diga para ele: Senhor Jeová, falhei!! Poderia dar um jeitinho para mim?

 

“Eu te amo mais que a abelha ama a flor. Eu te amo e como é forte o meu amor”. Eu amo a Deus. Ama? Então prove!  Porque o amor se prova na adversidade, não é no “bem bão”. Amigo é aquele que prova ser amigo quando as coisas estão feias. Que amor é esse que quando a casa cai o sujeito vai embora de casa? Amor que é amor passa pela prova de fogo e continua sendo amor. Prove o seu amor! Deus prova o seu amor porque Ele, na pessoa de Cristo, deu a vida por nós, sendo nós seus maiores inimigos. Por isso que o amor que é amor nunca acaba, tudo suporta, é capaz de sofrer qualquer coisa.

 

Deus me ama e não espera de mim nada em troca. O amor não espera troco. Ele simplesmente ama. Se você é uma pessoa que faz o bem a alguém esperando troco, saiba que isso aí não é amor. É interesse egoísta.

 

Qual é a perfeição de Deus? É ele amar sem esperar nada em troca(compensações). Por isso Jesus falou: se vocês amarem as pessoas que amam vocês, que vantagem há nisso? Nenhuma! Vocês são iguais às pessoas que nem querem saber de Deus. Nós temos que mostrar a nossa diferença amando gente que nos odeia, que nos aborrece, que nos maltrata. Aí sim, fazemos a diferença.

 

O raciocínio é o seguinte: se você me pisar, você vai ver o que eu faço com você. Quer dizer: se você é mau, a maldade que você fizer comigo, eu vou te retribuir em dobro. Eu serei duas vezes mais maldoso do que você. Se você for um canalha comigo, eu serei canalha e meio. Se você for ruim, eu vou responder com ruindade. Eu me torno pior do que a outra pessoa que me ameaça. Por isso Jesus falou: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Como é que eu venço o mal? Sendo bom. Porque a bondade está acima de toda malignidade.

 

“Sejam perfeitos, como Deus é perfeito.” Isto é, Deus ama os maus. Ele ama o pecador e eu sou fruto desse amor. Ele ama, porque a essência dEle é amor.

 

Há um hino que fala desse amor:

Amor, que por amor descestes! Amor, que por amor morrestes!
Oh! Quanta dor não padecestes, meu coração pra conquistar, e meu amor ganhar!
Amor, que por amor seguias! A mim que sem amor me vias!
Oh! Quanto amor por mim sentias, meu Salvador, meu bom Jesus, sofrendo sobre a cruz!
Amor, que tudo me perdoas! Amor, que até mesmo abençoas
Um réu de quem Te afeiçoas! Por Ti vencido, oh! Salvador, eis me aos Teus pés, Senhor!
Amor, que nunca, nunca mudas! Que nos Teus braços me seguras
Cercando-me de mil venturas! Aceita agora, Salvador, o meu humilde amor!

 

 

Aí surge um problema: Mas como é que eu posso ser perfeito como é perfeito o próprio Pai que está nos céus? Eu que não consigo nem resolver os meus problemas existenciais. Não consigo vencer nem aquelas tentações mais bobas, penso um monte de bobagens, falo um monte de besteiras e ele vem me dizendo para ser perfeito? Como?

Isso só é possível, se entendermos essa perfeição dentro do contexto em que Jesus fala sobre “ser perfeito, como é perfeito o Pai que está nos céus”.

 

O tempo vai passando, passando, e você não vê nada. O tempo vai embora e não volta. Por isso fiz aquela música Por que te abates? Tem uma frase “no tempo que se esvai sem retornar”. Porque essa é uma experiência minha. A gente fica desesperado, porque o tempo vai passando. Mas Deus está trabalhando. Ele trabalha não no nosso tempo, mas no tempo dele. Porque o tempo de Deus é diferente do nosso. Até o dia de Deus é diferente. O dia de Deus é entre a tarde e a manhã. O nosso é entre a manhã e a tarde. Quando Deus criou o mundo, o autor de Gênesis escreveu: “e foi a tarde e a manhã o dia primeiro”. Quando a gente vai dormir, Deus trabalha.

 

Salmos 127

1 SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados enquanto dormem.

 

 

GOSTARIA DE DESTACAR 3 TÓPICOS PARA APLICAÇÃO EM NOSSA VIDA:

 

1. O nosso comportamento deve ser condizente com a dignidade que é própria do nosso chamado.

1 ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

 

A forma que o crente deve se comportar. Falam muito sobre “capinha”. Fulano tem “capinha”. O que é isso? É que o sujeito colocar uma capa de santidade quando vem para a igreja. E lá fora ele coloca a capa da “gandaia”. Agora, se formos analisar friamente isso, todos nós temos uma “capinha” de estimação. Quer ver? Você é a mesma pessoa na sua casa que você aparenta ser aqui? Você briga na sua casa? Não deveria. Você fica de mau humor? Você pode ficar triste, mas de mau humor, por quê?

Estão discutindo na cidade a questão dos Pitt Bulls. Nós não podemos discutir isso dentro de igreja, porque o crente é da paz. E nós não podemos em nome da sinceridade machucar pessoas. Eu não posso dizer “fulano, você está com bafo de leão”, ou “sua roupa está horrível”, em nome da sinceridade. Porque a linha que divide a sinceridade da falta de amor é muito tênue.

 

 2. Precisamos entender que não somos auto-suficientes e que precisamos uns dos outros

4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

5 Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;

6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

 

Há uma brincadeira que dizem que durante a vida você precisa fazer pelos menos 6 amigos, porque um dia você vai precisar deles para segurar as 6 alças do seu caixão.

Um dia vão te colocar numa caixa de madeira, colocar a tampa em cima e parafusar. Não parece que isso é um absurdo que um dia isso vai acontecer com a gente?

 

Gente que fica procurando igreja e nunca acha. No dia em que ele achar uma igreja perfeita, não entra. Porque a igreja dos perfeitos está nos céus e só entrarão lá os perfeitos. Como é que a gente atinge a perfeição? É no processo da vida, é na convivência é na experiência.

 

3. Entender que Deus colocou autoridades sobre a sua vida para te ajudar a crescer.

11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

 

 

Vento de doutrina: repleple, na televisão. Enquanto uma titia canta, na igreja o sujeito roda, roda, roda, fica tonto, cai no chão e diz que é o Espírito Santo. E no candomblé? O pessoal também gira, gira e gira? Pergunta para um sujeito desse qualquer coisa da Bíblia. É menino. Vai atrás de todo o vento de doutrina. Pega uma rosa no fim do culto e leva para casa. Prá que? Prá que rosa? Prá quê sal?

 

Quer uma palavra, um aconselhamento? Já experimentou conversar com um dos pastores aqui? Não fique aí ligando para a irmã Chiquinha. Caixinha de promessa. Deveria ter também a caixinha do juízo. “e não permanecerá um único fio de cabelo na vossa cabeça”.

 

Depois que a coisa não dá certo, aí vem se aconselhar com o pastor. Mas aí só resta fazer o rescaldo do incêndio. Era melhor não ter tido incêndio.

 

CONCLUSÃO:

Quer que Deus fale com você? Leia a Palavra de Deus. Pegue a sua bíblia antes de dormir, leia uma porção da palavra. Você vai ganhar cada vez mais confiança e cada vez mais estará seguro. Que venham ventos de doutrina, você não está nem aí.

 

E assim, no processo da vida, no caminhar, no dia a dia, na experiência com Deus, você vai cada vez mais se parecendo com Cristo.

 

É o caminho, não há atalhos. É processo, é tratamento de Deus com você. Nas experiências, sejam elas boas ou ruins.

 

A cada processo, a cada dia estamos nos tornando melhores, nos preparando para o Grande Dia.

Amém.

pr José Videira